Energisa remove quase 7 mil metros de cabos irregulares em Barra do Garças

Ação conjunta vistoriou 415 postes e reforçou a segurança da população


Por Rota Araguaia em 27/01/2026 às 12:01 hs

Energisa remove quase 7 mil metros de cabos irregulares em Barra do Garças
Reprodução

Redação com Assessoria

 

Quase 7 mil metros de cabos de telecomunicações instalados de forma irregular foram retirados das ruas de Barra do Garças durante uma força-tarefa realizada pela Energisa Mato Grosso em parceria com empresas de telecomunicações, com foco na segurança urbana e na organização da rede aérea da cidade.

 

Segundo informações da Energisa MT, a ação ocorreu na última semana e resultou na vistoria de 415 postes. Sempre que identificados cabos fora dos padrões técnicos ou sem autorização, o material foi removido. Ao todo, cerca de 440 quilos de fios soltos foram retirados das vias públicas.

 

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as distribuidoras de energia devem compartilhar a infraestrutura dos postes com empresas de telecomunicações, enquanto cabe às operadoras a responsabilidade pela instalação adequada e manutenção dos cabos, conforme normas técnicas e de segurança.

 

“Além da ocupação regular dos postes por empresas que possuem contrato com a Energisa, há a ocupação clandestina, feita sem autorização e sem o cumprimento dos padrões técnicos e de segurança. A Energisa tem intensificado a remoção dessas irregularidades, identificadas por meio de fiscalização e denúncias da própria população”, destacou o técnico de distribuição da Energisa MT, Eduardo Rios Vieira.

 

Nos casos em que as empresas estão devidamente regularizadas, a concessionária informa que realiza notificações sempre que encontra situações fora do padrão e mantém diálogo contínuo para que as adequações sejam feitas.

 

O coordenador de Obras e Manutenção da Energisa MT, Carlos Alberto Pinto, alerta que a população deve redobrar os cuidados. “A principal orientação é nunca se aproximar de um fio solto, especialmente quando não for possível identificar sua origem. Até mesmo um cabo de telefone pode apresentar riscos quando está em contato com a rede elétrica”, afirmou.

 

A concessionária reforça que denúncias sobre cabos irregulares podem ser feitas pelos canais oficiais de atendimento, contribuindo para a segurança da população e para a melhoria da paisagem urbana.



Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !